27 de julho 2016

Home > Notícias > Asfagro > Brasil já pode vender ao Canadá alimentos para animais domésticos

Brasil já pode vender ao Canadá alimentos para animais domésticos

Negociações para abertura daquele mercado a carnes bovina e suína também avançam.

Fabricantes brasileiros de gelatina e de alimentos para animais domésticos já podem exportar para o Canadá. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26), em Ottawa, durante a 8ª Reunião do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) Brasil-Canadá. Os representantes dos dois países também acertaram que missões canadenses deverão fazer uma auditoria em plantas frigoríficas de carne bovina e suína no Brasil, assim como nos controles oficiais para exportação de carne de frango, o que significa avanço nas negociações bilaterais.
 
“O Canadá é um importante mercado e, atualmente, os produtos agropecuários brasileiros acessam somente 1,8% dele”, disse o secretário interino de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Ribeiro e Silva. Ele é um dos membros da comitiva brasileira no CCA, da qual também fazem parte o diretor de Inspeção de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, José Luís Vargas, e do assessor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias da SRI, Filipe Lopes.
 
Material genético e Codex Alimentarius

Segundo os participantes da comitiva brasileira, o principal resultado do encontro desta semana foi o alinhamento das negociações entre os dois países. Ambos representam mercados importantes para produtos agropecuários. O Canadá, por exemplo, tem interesse em vender material genético de caprinos, ovinos e bovinos para o Brasil. Já o governo brasileiro pediu apoio dos canadenses à sua candidatura para a presidência do Codex Alimentarius, forum internacional de normatização do comércio de alimentos estabelecido pela Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1963.

O Canadá ocupa a 22ª posição entre os destinos dos produtos agrícolas brasileiros. Entre janeiro e junho deste ano, as vendas para o país renderam US$ 188 milhões, com destaque para o açúcar e o café. Já o Brasil importou do mercado canadense US$ 42 milhões no mesmo período. Os principais produtos comprados foram lentilhas e ervilhas, rações para animais e trigo.
 
A partir desta terça-feira, o secretário Odilson Ribeiro Silva, José Luís Vargas e Filipe Lopes vão integrar a comitiva do ministro Blairo Maggi, que participará do CCA Brasil-Estados Unidos, em Washington, nesta quinta-feira (28).

Fonte: MAPA


Comentários

Asfagro - Associação dos Fiscais Federais Agropecuários

Endereço: Ed. Palácio do Rádio II - SRTV Sul Qd. 701 - Conj. E - Bloco 2/4 Sala 631 - CEP 70340-902 - Brasília/DF
Fone: (+55) 61 3322 6808 - Fax: (+55) 61 3322 3757
Email: asfagro@gmail.com asfagro@terra.com.br

© 2017 Asfagro.    Todos os Direitor Reservados.