18 de fevereiro 2019

Home > Notícias > Asfagro > MAPA: Concurso para fiscais ‘é uma possibilidade’, diz ministra

MAPA: Concurso para fiscais ‘é uma possibilidade’, diz ministra

Um novo concurso público para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Concurso MAPA) pode ser divulgado em breve

 

MAPA: Concurso para fiscais ‘é uma possibilidade’, diz ministra

MAPA tem alto déficit e precisa de concurso; Ministra diz que concurso é uma possibilidade

 

Um novo concurso público para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Concurso MAPA) pode ser divulgado em breve. A responsável pela pasta, ministra Tereza Cristina, disse, durante sua primeira visita ao Ceará, que a realização de concursos para área de fiscalização de produtos “é uma possibilidade”.

Na visita ao Ceará, foi exposto que a Superintendência local está na seguinte situação: conta com apenas 27 fiscais (14 agrônomos e 13 veterinários) para atender aos portos do Mucuripe e Pecém e ao Aeroporto Internacional Pinto Martins. No Pecém, de terça a sexta-feira, a fiscalização é feita por um agrônomo e um veterinário, que não trabalham nos fins de semana. As informações são do site Diário do Nordeste.

“Nós sabemos que é um problema no Brasil inteiro e deve ser reforçada essa fiscalização”, disse a ministra durante a visita à Fazenda Reijers, em São Benedito, Ceará.

MAPA tem alto déficit e precisa de concurso; Em 2018 foram 625 aposentadorias

Com novas atribuições ao Ministério, o órgão deve reforçar o seu pedido de concurso. O pedido de concurso tramita no Ministério do Planejamento (atual Ministério da Economia) desde maio de 2018. O certame foi solicitado com 555 vagas distribuídas entre os cargos de Auditor Fiscal Federal Agropecuário nas especialidades de Engenheiro Agrônomo (100 vagas), Zootecnista (10 vagas), Químico (03 vagas), Farmacêutico (02 vagas); Agente de Atividades Agropecuárias (200 vagas), Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produto de Origem Animal (100 vagas); Economista (10 vagas), Estatístico (10 vagas), Analista Técnico Administrativo (80 vagas) e Agente Administrativo (40 vagas).

Déficit

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) afirmou no ano passado que o Ministério possuía um déficit de 1.600 profissionais só na área de Fiscalização Animal. Além disso, a entidade sindical frisou em meados de 2018 que mais 900 auditores-fiscais poderiam solicitar aposentadoria. No entanto, de acordo com dados do Painel Estatístico de Pessoal (PEP) do Governo, 625 servidores confirmaram aposentadoria.

Último concurso

O último edital do concurso público do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para efetivos foi divulgado em 2017, quando contou com 300 vagas no cargo de Auditor Fiscal – Federal Agropecuário – Medicina Veterinária. A remuneração inicial foi de R$ 14.584,71, por jornada de trabalho flexível conforme a necessidade do posto de trabalho, de 40 horas semanais.

O certame contou com provas objetivas e análise de títulos. A avaliação contou com 120 questões de conhecimentos gerais e específicos. A Escola de Administração Fazendária (ESAF) organizou o certame.

Sobre o MAPA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor. No Brasil, o agronegócio contempla o pequeno, o médio e o grande produtor rural e reúne atividades de fornecimento de bens e serviços à agricultura, produção agropecuária, processamento, transformação e distribuição de produtos de origem agropecuária até o consumidor final.

Assim, o Ministério da Agricultura busca integrar sob sua gestão os aspectos mercadológico, tecnológico, científico, ambiental e organizacional do setor produtivo e também dos setores de abastecimento, armazenagem e transporte de safras, além da gestão da política econômica e financeira para o agronegócio. Com a integração do desenvolvimento sustentável e da competitividade, o Mapa visa à garantia da segurança alimentar da população brasileira e a produção de excedentes para exportação, fortalecendo o setor produtivo nacional e favorecendo a inserção do Brasil no mercado internacional.

Para a consecução de seus objetivos, o Mapa conta com uma estrutura fixa de cinco secretarias, 27 superintendências estaduais e suas respectivas unidades, uma rede de seis laboratórios, além de duas vinculadas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), que abrigam cerca de 11 mil servidores espalhados por todo o Brasil.

 

Fonte: Portal Notícias Concursos

https://noticiasconcursos.com.br/noticias-concursos/mapa-concurso-para-fiscais-e-uma-possibilidade-diz-ministra/

 


Comentários

 

ASFAGRO - Associação dos Fiscais Federais Agropecuários

Endereço: Ed. Palácio do Rádio II - SRTV Sul Qd. 701 - Conj. E - Bloco 2/4 Sala 631

CEP 70340-902 - Brasília/DF

Fone: (+55) 61 3322 6808 - Fax: (+55) 61 3322 3757

Email: asfagro@gmail.com

 

© 2019 Asfagro.    Todos os Direitor Reservados.