20 de julho 2017

Home > Notícias > Asfagro > Fiscalização na divisa com a Venezuela é reforçada

Fiscalização na divisa com a Venezuela é reforçada

Medida foi tomada devido a focos de aftosa na Colômbia, que tem extensa fronteira com o território venezuelano.

 Fiscalização na divisa com a Venezuela é reforçada

Medida foi tomada devido a focos de aftosa na Colômbia, que tem extensa fronteira com o território venezuelano

 

O trânsito de veículos e pessoas que circulam com produtos de origem animal in natura no município roraimense de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, está sob rigorosa fiscalização por causa de focos de febre aftosa detectados na Colômbia. Segundo a chefe do Setor de Fiscalização Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura de Roraima (SFA/RR), Terezinha Brandão, a barreira de proteção é formada por três equipes permanentes: uma na entrada de Pacaraima, a segunda em regime de vinte e quatro horas na saída do município e a terceira em possíveis passagens clandestinas localizadas ao longo da fronteira seca do Estado com o país vizinho.

Na primeira semana de atuação, diz Terezinha Brandão, foram aprendidos mais de 40 kg de produtos, entre carnes, queijos e embutidos. O trabalho do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem o apoio da Agência de Defesa Agropecuária (Aderr) do estado. A ação é por tempo indeterminado, assinala a chefe de Fiscalização Agropecuária da SFA/RR. O Mapa está monitorando, por meio de boletins, a evolução das medidas adotadas pela Colômbia para conter a proliferação do vírus.

O reforço na fiscalização se impõe porque a Venezuela tem extensa fronteira com a Colômbia. A medida objetiva garantir não só a sanidade do gado de Roraima, mas também a do restante do país. O estado tem cerca de 800 mil cabeças de gado e foi declarado como livre de aftosa pelo Mapa em abril deste ano. O Brasil é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de aftosa com vacinação e tem o maior rebanho comercial do mundo, com 217,5 milhões de cabeças.

Fonte: Mapa

 


Comentários

 

ASFAGRO - Associação dos Fiscais Federais Agropecuários

Endereço: Ed. Palácio do Rádio II - SRTV Sul Qd. 701 - Conj. E - Bloco 2/4 Sala 631

CEP 70340-902 - Brasília/DF

Fone: (+55) 61 3322 6808 - Fax: (+55) 61 3322 3757

Email: asfagro@gmail.com

 

© 2024 Asfagro.    Todos os Direitor Reservados.