11 de dezembro 2015

Home > Notícias > Asfagro > ESALQ assinou parceria na área de equinos

ESALQ assinou parceria na área de equinos

Protocolo de intenções estreita relacionamento com o Centro Nacional de Inovação, Pesquisa e Extensão Rural, Equídeos e Agronegócios (CNIPEA) ligado à OSCIP Biotema Ciência e Tecnologia.

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” assinou na tarde desta quarta-feira, 9/12, um protocolo de intenções com o Centro Nacional de Inovação, Pesquisa e Extensão Rural, Equídeos e Agronegócios (CNIPEA) ligado à OSCIP Biotema Ciência e Tecnologia.

Com a finalidade de promover ações conjuntas nas áreas de pesquisa e de extensão em equideocultura, o acordo foi celebrado na diretoria da ESALQ, com assinatura do diretor da instituição, professor Luiz Gustavo Nussio, e pelo presidente da Biotema e diretor do CNIPEA, Ubaldino Dantas Machado. “Estabelecer parcerias como essa é a melhor maneira que temos de retornar à sociedade o investimento aqui depositado, de maneira que possamos auxiliar a equacionar demandas sociais e ao mesmo tempo proporcionar oportunidades de qualificação dos nossos estudantes”, declarou Nussio.

Na prática, a aproximação entre ESALQ e CNIPEA fomentará a divulgação de estudos e projetos ligados ao agronegócio, em específico à equinocultura, além de promover a geração de bancos de dados e fortalecer a inovação e a pesquisa de raças de cavalos com aplicação de tecnologias modernas e sustentáveis. “O Centro não teria condições de avançar se não estabelecêssemos essa parceria com uma universidade para dar o apoio técnico e científico. E não por acaso escolhemos a ESALQ porque está entre as melhores do mundo”, apontou o diretor do CNIPEA.

Os trabalhos serão desenvolvidos pela equipe técnico-científica do Grupo de Extensão em Equinocultura (Equonomia), ligado ao Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ, sob a coordenação e responsabilidade do professor Roberto Arruda de Souza Lima, com acompanhamento técnico CNIPEA.

O Centro Nacional tem sua sede na Floresta Nacional Ipanema, em Iperó (SP), promove projetos de pesquisa e extensão ligados à equideocultura, que inclui cavalos, muares e asnos. Entre os projetos a serem desenvolvidos, uma das ações avaliará um novo modelo de pastagem para equinos. “Esse trabalho será feito a partir de rotação com ovinos e a integração com a floresta”, conta o professor Roberto. Em outra ação conjunta, com foto na equoterapia, será realizada uma análise biomecânica de várias raças de cavalos. “Faremos a indicação das raças considerando as necessidades dos praticantes de equoterapia. As raças serão mapeadas de acordo com a necessidade clínica do usuário”, explica Roberto.

De acordo com coordenador do Equonomia, todos os projetos terão participação efetiva dos estudantes da ESALQ envolvidos com o grupo. “Nossos alunos já estão em andamento com algumas pesquisas. Esse contato com a realidade é fundamental, pois aqui eles desenvolvem trabalhos de caráter teórico e agora poderão ir a campo contando com todo o apoio técnico e de divulgação”, finaliza.

Na sequência à assinatura do acordo, foi realizada a primeira reunião de trabalho entre os parceiros. Na ocasião também participaram Clayton Fernandes, diretor financeiro do CNIPEA, o consultor José Luiz Domingues e integrantes do grupo Equonomia. 


Comentários

 

ASFAGRO - Associação dos Fiscais Federais Agropecuários

Endereço: Ed. Palácio do Rádio II - SRTV Sul Qd. 701 - Conj. E - Bloco 2/4 Sala 631

CEP 70340-902 - Brasília/DF

Fone: (+55) 61 3322 6808 - Fax: (+55) 61 3322 3757

Email: asfagro@gmail.com

 

© 2024 Asfagro.    Todos os Direitor Reservados.