28 de agosto 2015

Home > Notícias > Asfagro > Brasil sediará reunião interamericana de serviços de sanidade animal e vegetal

Brasil sediará reunião interamericana de serviços de sanidade animal e vegetal

No encontro, de 2 a 3 de setembro, 36 países das Américas debaterão formas de harmonizar normas para enfrentar desafios do comércio global.

O Brasil sediará, de 2 a 3 de setembro, a Reunião Interamericana de Serviços Nacionais de Sanidade Animal, Vegetal e Inocuidade dos Alimentos frente aos Desafios do Comércio Internacional.  Nesses dois dias, representantes de 36 países das Américas vão debater formas de harmonizar as medidas sanitárias e fitossanitárias, a fim de ganhar mais competitividade no mercado global. A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o diretor-geral do IICA, Víctor Villalobos, vão abrir o encontro, dia 2, às 9h30.

A reunião é promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e ocorrerá no Palácio do Itamaraty, em Brasília. 

Kátia Abreu destaca a importância do evento para o Brasil e para as Américas. “O processo de globalização redobra as exigências sanitárias para os países exportadores, pondo em permanente desafio a missão de garantir o abastecimento com segurança e saúde para as populações. Este desafio é permanente e é sempre preciso aprimorá-lo, desenvolvendo tecnologia e intercâmbio para assegurar a simbiose entre o êxito comercial e a segurança alimentar.”

A ministra ressalta ainda as medidas adotadas pelo Brasil para assegurar a sanidade de seus produtos de origem animal e vegetal. “Na agropecuária, o melhor ataque é a defesa, a defesa sanitária. E o Brasil tem sido obstinado quanto a isso. Daí a importância dessa reunião, na qual estarão presentes representantes de 36 países das Américas para podermos harmonizar as nossas ações neste setor.”
 
Segundo estatísticas oficiais de 2013 da Organização Mundial do Comércio (OMC), o valor das exportações agropecuárias de Américas ultrapassa US$ 430 bilhões, representando aproximadamente 25% do comércio mundial do setor, que é estratégico para as economias do continente.

Esses números reforçam, na avaliação do governo brasileiro, a necessidade de trabalhar em conjunto para dotar os países produtores de instrumentos harmônicos e efetivos que contribuam para dinamização do comércio agropecuário.

No encontro, os representantes dos países devem trocar conhecimentos sobre os desafios e oportunidades para melhorar a sanidade agropecuária e a inocuidade dos alimentos. A partir de informações técnico-científicos e uso de tecnologias, os países poderão, além de fortalecer suas capacidades técnicas, chegar a novas medidas que lhe deem mais competitividade nos mercados.

O diretor-geral do IICA enfatiza a importância da presença dos diretores e chefes dos serviços oficiais dos 36 países. A expectativa, acrescenta Villalobos, é que os resultados do encontro sejam levados pela ministra Kátia Abreu, em novembro próximo, à reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), que ocorrerá em Cancun.

 

Fonte: MAPA


Comentários

 

ASFAGRO - Associação dos Fiscais Federais Agropecuários

Endereço: Ed. Palácio do Rádio II - SRTV Sul Qd. 701 - Conj. E - Bloco 2/4 Sala 631

CEP 70340-902 - Brasília/DF

Fone: (+55) 61 3322 6808 - Fax: (+55) 61 3322 3757

Email: asfagro@gmail.com

 

© 2024 Asfagro.    Todos os Direitor Reservados.